quarta-feira, 23 de junho de 2010

Minusbaby - Saudade For Beginners


Finalmente. Há alguns meses atrás, quando eu conheci o trabalho do minusbaby, em seu site já dizia que ele lançaria esse disco em breve. E aqui ele está.

Minusbaby é o projeto de Richard Caraballo, um nova yorquino que ama o Brasil. Ele é sem dúvida um caldeirão de influencias: Krautrock, pós-punk, No-wave, MPB, bossa nova, shoegaze, samba... E por conta disso suas músicas são distintas da maioria dos chiptunes.

Com esse disco suas influências brasileiras são bem visiveis, tanto nos nomes como em tentativas de como seria um agogô e cuica versão 8 bits. As faixas foram compostas em São Paulo, quando Richard passou por aqui ano passado, e em Nova York. Os nomes são engraçados e ele me disse que quando toca ao vivo algumas músicas as pessoas não entendem o nome só porque não é inglês.

Comendo pão e passando mal, a abertura do disco, tem uma influência enorme da Tropicália e do samba.
El Camino de Tu casa a la mia casa é a segunda faixa do disco e é ótima por conta da parada que existe no meio da música.
São Roque (Bella/Boa) é uma das minhas músicas favoritas nos últimos tempos. Tem uma batida poderosa, a melodia fica na cabeça por dias...
Minha Caipirinha é Ótima (Very, Very) é mais lenta que o resto do disco, mas quem liga se a caipirinha é ótima?
E a favorita do público, Ela Chegou, é de uma beleza admirável. Quando ouvir tente imaginar um pandeiro e um cavaquinho numa roda num bar com algumas caipirinhas. Perfeito.

Nós brasileiros ainda temos um complexo de inferioridade, todos sabemos. Mas parece que a inovação por aqui se limita a pegar tudo, jogar no copo e bater. Minusbaby não faz isso não. Ele pega, amassa tudo, mistura com gelo e açucar e fica uma beleza.

Download aqui, no 8bitpeoples

E como ele diz: Balança isso que a sua mom te deu!