sábado, 9 de janeiro de 2010

Left - minusbaby

Estava devendo esta resenha a algum tempo. Ainda tenho outras mais pra fazer de meus outros colegas chip, então aguardem discos de chipmusic por aqui.

Esquerda. Canhoto. Abandonado. São vários os significados para a palavra Left, e talvez não saibamos qual é o correto, como todo ótimo álbum de bons artistas. A interpretação é a única coisa que nos aproxima de um músico e sua arte, mesmo que ela esteja completamente errada. Nesse momento de iluminação e conhecimento realmente acreditamos que fazemos parte, que entendemos, que tudo faz sentido. Bobagens.

O disco de Richard Carabello é, como Nathaniel Adams descreve no release do 8bitpeoples: "um espaço sonoro onde uma cidade imaginária é construída no olho da mente a partir do materiais mais crus e ainda assim parecer polido e eterno".

Para mim, o disco é um ode à vida e morte. Há esse sentimento de nascimento e falecimento permeando as faixas. Também pode ser entendido como o abandono, a rejeição de alguém que você preza muito naquele momento, do sentimento que nasce na primeira faixa e que morre na última. Há uma grandiosidade que não tem como ser explicada, somente sentida. Um ótimo trabalho de mixagem e composição.

Seja lá o que realmente signifique este álbum - inclusive sua capa irônica - e independente de seu entendimento, todos sabem que há uma magia, um transcender neste disco. É a chipmusic saindo da carapuça de coisinha bonitinha, sons bobinhos ou música dance ruim. Há muito a ser enfrentado ainda e Left é só o primeiro passo nessa estrada.

Faça o download gratuito do disco no 8bitpeoples!